Jeanne Calman é uma cidadã francesa que tem a maior expectativa de vida (documentada). Sua data de nascimento é 21 de fevereiro de 1875, a data da morte é 4 de agosto de 1997, ou seja, a francesa viveu 122 anos e 164 dias.
É possível dizer que uma pessoa é a criatura mais longa do planeta? Não, existem animais suficientes no mundo que viveram muito mais do que Jeanne Kalman. Aqui estão os 5 principais centenários da Terra, versão da revista Time.
5. Água-vivas do gênero Turritopsis
Esse tipo de água-viva se destaca no ranking de centenários. Seus representantes podem passar de um estado de maturidade para um estado de infantilidade, em outras palavras, retornar a juventude. Essas águas-vivas têm um ciclo de vida regular, mas após o amadurecimento e o acasalamento, elas retornam ao estado original do pólipo. Esse processo é chamado de "transdiferenciação" e está associado à "reconfiguração" de células defeituosas em novas células. Talvez essas águas-vivas sejam a chave do elixir da juventude.
4. Elefantes e papagaios
Em média, os grandes papagaios vivem de 50 a 70 anos, e as cacatuas são consideradas fígados longos entre os papagaios. Desde 1925, o zoológico de San Diego mantém uma cacatua, que chegou lá como um pássaro adulto e sobreviveu até 30 de dezembro de 1990. E algumas amostras de um papagaio-coruja da Nova Zelândia sobreviveram aos 90 anos de idade.
Os elefantes não ficam atrás dos papagaios, eles vivem até 70 anos.
3. Ouriços do mar vermelho e tartarugas gigantes
Strongylocentrotus franciscanus, também é um ouriço do mar vermelho (embora sua cor varie de rosa ou laranja a quase preto) da classe dos equinodermes que vivem no Oceano Pacífico.
O corpo esférico do ouriço-do-mar é totalmente coberto por espinhos afiados que podem crescer até 8 cm, que crescem sobre uma casca dura que protege o ouriço. Segundo pesquisa de Thomas Ebert, do Departamento de Zoologia da Universidade de Oregon, a idade dos ouriços do mar vermelho “mais antigos” é de cerca de 200 anos.
A Advaita, uma tartaruga gigante de 250 quilos que vive no zoológico da cidade de Calcutá (Índia), era a tartaruga mais antiga do mundo. A idade do animal, segundo várias estimativas, variou de 150 a 250 anos.
2. Baleias da Gronelândia
A baleia da Groenlândia (Balaena mysticetus) é uma baleia atarracada, de cor escura, sem barbatana dorsal. De comprimento, pode crescer até 20 metros, e ele adora comer, “alimentando” até 100 toneladas e cedendo apenas a uma baleia azul em peso.
Ele vive exclusivamente em águas férteis do Ártico e do subártico, que são diferentes de outras baleias que migram para alimentar ou gerar filhotes.
As baleias da Groenlândia vivem até 200 anos, e genes foram descobertos em seu genoma que reparam seções danificadas do DNA.
1. Bivalves Arctica islandica
Uma das espécies de moluscos comestíveis, vive em dois oceanos - o Ártico e o Atlântico. Também conhecido por vários nomes comuns, incluindo Chipre da Islândia e amêijoa preta. Esses habitantes do oceano vivem uma vida excepcionalmente longa. Uma das duas amostras encontradas (denominada Ming) viveu 507 anos, a outra de 405 a 410 anos. Para determinar a idade do molusco, os pesquisadores perfuraram uma concha e calcularam o número de suas camadas.